O nosso mundo mudou dramaticamente ao longo dos anos, e estas mudanças marcaram o início ou o fim de várias fases. Por "revolução" entendemos uma mudança súbita e completa. Como explicou o economista e empresário alemão Klaus Schwab no Fórum Económico Mundial.
Todas estas mudanças começaram na segunda metade do século XVIII:
Sabia que até ao final de 2020 haverá mais de 30 mil milhões de dispositivos ligados à Internet?
Com este mercado potencial em mente, a iluminação inteligente parece ser um dos segmentos de crescimento mais rápido.
Ainda assim, temos visto grandes progressos desde que passámos de lâmpadas do tipo Edison para lâmpadas fluorescentes e tecnologia LED, que é agora uma alternativa à iluminação "tradicional". O passo seguinte são as lâmpadas inteligentes.
Mas o que é iluminação inteligente?
Em suma, as nossas lâmpadas, além da tecnologia LED, fornecem-nos luz quando e onde quisermos ou precisarmos dela. O simples facto de serem LED significa que consomem menos energia e, para além de podermos controlar a iluminação, podemos poupar cerca de 90% da nossa fatura da luz.
Não precisamos de instalações especiais, só precisamos das nossas luminárias e projectores inteligentes, das aplicações em que serão integrados e da Internet que temos em casa. Além disso, são extensíveis, o que é que isso significa? Podemos adicionar tantos dispositivos quantos quisermos em qualquer altura, o que nos permite facilmente desequilibrar até os nossos bolsos, uma vez que não requer um grande investimento.
Cuidar da sustentabilidade: uma responsabilidade.
Um dos condutores da iluminação inteligente é o sector ambiental. Vivemos em sustentabilidade todos os dias, e quando utilizamos tecnologia temos a obrigação de ir de mãos dadas com o cuidado com o ambiente. É por isso que integramos tecnologia para melhorar a nossa vida quotidiana e torná-las extraordinárias.
Consegue imaginar ser capaz de controlar a iluminação inteligente da forma que deseja?
Pode agora ser operado através de uma variedade de opções: através de uma aplicação, um controlo remoto, os interruptores tradicionais que temos nas nossas casas e até mesmo através de um assistente de voz inteligente. Isto aumenta mesmo a nossa produtividade.
Além disso, uma das principais características é que temos acesso remoto, ou seja: não importa onde estamos, podemos mudar as luzes inteligentes na nossa casa, criar cenas e horários para as ligar ou desligar em momentos específicos.
A principal vantagem da iluminação inteligente é que podemos ter uma casa mais dinâmica, tornando a própria experiência da casa mais agradável. Pensando bem, que tal substituir todas as luzes nas poltronas da nossa sala de estar?
Para além de podermos adaptar a potência necessária em casa, obtemos poupanças económicas utilizando apenas a energia de que necessitamos em cada caso.
Iluminação inteligente
Como é que a luz o afecta?
A iluminação da nossa casa tem o poder de afectar o próprio mobiliário, a decoração, a arquitectura e mesmo o nosso modo de vida e a nós próprios.
Com 16 milhões de cores e 64.000 tons de branco, podemos ter uma grande versatilidade, bem como controlar a intensidade para criar o ambiente perfeito para cada divisão e cada momento.
Tal como as luzes inteligentes, têm uma micro-memória que aprende sobre nós todos os dias, o que nos pode alertar para seres estranhos; quando saímos tarde de casa e chegamos tarde a casa, podemos activar um modo "férias" que permite que as nossas luzes simulem quando não estamos em casa A nossa presença de manhã, tarde e noite.
Outra grande vantagem: o despertador perfeito, programamos a iluminação inteligente em certas alturas, e as nossas luzes acendem-se pouco a pouco, de modo a acordarmos tranquilamente e da forma mais agradável possível. Ou por outro lado, se tivermos dificuldade em adormecer à noite, podemos programar as luzes inteligentes para se apagarem gradualmente até se desligarem completamente, ajudando-nos a ter períodos de descanso mais longos.
Desta forma, obtemos uma poupança significativa de luz, bem como a adaptação da iluminação às nossas necessidades.
Luz de trabalho ou luz de descanso?
Se falamos de iluminação quente, é o espaço de vida mais ideal e até o próprio conforto. A iluminação neutra é adequada para actividades que requerem concentração em casa: cozinhar, ler, trabalhar a partir de casa, etc. Se falamos de luz fria, que normalmente ilumina espaços como as lavandarias, este tipo de iluminação é excelente para detectar manchas nas roupas que muitas vezes são mais difíceis de remover.
Permite-nos criar espaços e cenas, mesmo na mesma sala. Imagine mudar as luzes numa sala para fazer mais do que uma actividade: do trabalho e estudo ao nosso cinema em casa, depois a uma sala de jogos de tabuleiro ao sábado à noite; com iluminação inteligente, podemos fazer qualquer mudança de luz.