A poupança de energia é uma questão que deve preocupar-nos a todos e que pode ser evitada através do uso da domótica. O alto consumo de energia em casa não é apenas um grande gasto económico, mas que também produz um impacto negativo no meio ambiente, devido às emissões de CO2 e toda a poluição que produz.
Por isso, é importante estar atento ao que cada equipamento ou eletrodoméstico da nossa casa consome e controlar o seu funcionamento. A única maneira de obter o controlo sobre a nossa casa e tudo o que está no seu interior, é instalar um sistema domótico.
Mas afinal, o que é a domótica?
A domótica é um conjunto de tecnologias inteligentes que podem ser utilizadas pelas pessoas para automatizar as suas casas. É utilizado para controlar à distância o funcionamento de equipamentos, eletrodomésticos, instalações e áreas da casa através de um dispositivo com internet. Tudo isto, vem facilitar as atividades diárias dos utilizadores na sua própria casa, oferecendo assim, conforto, segurança e economia.
Se falamos de automação residencial ou smarthomes na economia de energia, graças ao gerenciamento que teremos nos dispositivos em nossa casa, podemos tornar os dispositivos mais eficientes energeticamente, o que significa economia entre 25% e 40% na conta de eletricidade, se compararmos com uma casa tradicional.
Aplicações onde a domótica nos ajuda a poupar mais na energia.
Apesar de ser verdade que todas as áreas da casa atualmente podem ser controladas através da domótica, abordaremos sobre os três sistemas domésticos onde é possível poupar mais energia:
Graças à domótica, foram criados reguladores de intensidade associados aos sensores de luz. Estes sensores detetam a quantidade de luz solar para dar um sinal ao sistema instalado, e desta forma a intensidade das lâmpadas é regulada automaticamente. Isto significa uma grande poupança, pois a luz em casa será adequada às suas necessidades, dependendo da hora do dia, sem a necessidade de gastar mais do que precisa.
A domótica também poupa eletricidade ao detetar o movimento de pessoas. Permite que se acenda a luz quando alguém entra numa divisão e automaticamente se desliga quando o espaço fica vazio.
Para casas onde existam animais de estimação, é possível até mesmo regular a partir do smartphone o peso do animal para que o sistema saiba reagir perante as necessidades do mesmo. Recordemos que, segundo estudos, a iluminação doméstica representa 25% do consumo de eletricidade. Portanto, uma casa que conte com um sistema domótico, beneficiará muito o seu bolso.
Uma das grandes formas de poupar energia em nossa casa é cuidar da climatização, fazendo uso eficiente do aquecimento e do ar condicionado. Com a domótica pode programar ou gerir o ar condicionado remotamente. Dessa forma, ficarão ligados apenas pelo tempo necessário para que a sua casa atinja a temperatura ideal.
Além disso, o uso de termostatos inteligentes é recomendado porque permitem que se adapte a temperatura enquanto existe alguém em casa, mantendo-se na temperatura ideal. Para conseguir isso, você deve definir os barômetros de acordo com seus gostos. Além disso, esses produtos ajudam a climatizar apenas alguns cômodos da casa para que se economize mais.
Os dispositivos que temos em nossa casa representam 15% da conta de energia. Por esse motivo, é importante que se tenha maior controlo sobre os mesmos.
Existem aparelhos que podem ser programados a partir de uma aplicação, e desta forma só funcionarão no horário do dia em que o preço da eletricidade é mais barato. Além disso, esses dispositivos podem ser colocados em “modo espera”, ou seja, podemos programar a desconexão automática de dispositivos não prioritários.
O que preciso para implementar a domótica em casa?
Recomenda-se a contratação de especialistas na remodelação de casas para que possam indicar os produtos necessários de acordo com as necessidades da sua casa.
É importante saber que uma casa inteligente e automatizada funciona com internet. Por isso, é recomendável ter uma boa e rápida velocidade de internet para que não haja falhas.
O conselho é que comece por algo mais simples. A maioria das pessoas pensam que precisam gastar muito dinheiro, mas a verdade é que se pode começar a comprar produtos de tecnologia mais baratos.
Alguns exemplos desses dispositivos são a Alexa ou Google, extensões elétricas inteligentes, lâmpadas, entre outros.
A domótica ajuda-nos a melhorar a qualidade de vida porque facilita o trabalho doméstico, a que tomemos maior cuidado com o meio ambiente e proporciona segurança para quem viva na casa, tendo um grande controlo total dos recursos.
A tecnologia avança e nós temos de fazer parte dela.