A mudança de casa faz parte da nossa vida e quase sempre é algo que desejamos, mas quando o dia se aproxima, é quando nos damos conta que pode dar um “trabalhão” se não se organizar com tempo suficiente.
Organizar uma mudança não é fácil, mas também não é o fim do mundo, pois se for bem planeada, vai conseguir aproveitar a casa nova e todo o processo que a mudança implica.
Organize a sua mudança passo a passo
O ponto principal para uma mudança bem sucedida é tempo e organização. Se se organizar com um tempo um ou dois meses antes, quando chegar o dia, terá tudo controlado, evitando momentos de grande stress.
Ao organizar tudo com antecedência, será mais fácil resolver os problemas à medida que forem surgindo, como por exemplo, ter todas as caixas prontas para que nada fique de fora.
Com uma boa organização e sem esquecer pequenos detalhes, poderá fazer uma mudança de casa muito tranquila do início ao fim.
Reveja tudo o que tem
A mudança é o momento perfeito para decidir o que levar para a sua nova casa, deitar fora ou até doar. Assim evitará levar demasiadas coisas para a sua nova casa, pois só vai ocupar espaço sem qualquer sentido.
Por exemplo, se tiver objetos partidos, o melhor é que se livre deles ou doar roupas que nunca use e que estejam em bom estado. No final, vale a pena rever tudo com calma e decidir o que manter e o que não.
Faça uma lista de tarefas
As listas são as melhores amigas que se pode ter durante a mudança. Anotar tudo aquilo que precisa fazer ajudará a ter visão mais clara do processo geral. Além disso, impede que não se esqueça de nada importante.
Alguns elementos importantes são: ter o tamanho certo das caixas, marcadores para identificá-las, fita adesiva, tesoura, entre outros.
Hora de fazer as malas
As malas com roupas e acessórios pessoais são uma das últimas coisas a fazer antes de se mudar para sua nova casa. Por isso é necessário ter as roupas organizadas com antecedência.
É importante que esta mala seja considerada como uma mala para férias, pois deve incluir acessórios de higiene pessoal. Isto serve principalmente para facilitar os seus primeiros dias na sua nova casa. Desempacotar sempre leva tempo, e mais ainda colocar tudo no devido lugar. Por isso, o melhor é se precaver para que tenha as duas roupas, objetos ou acessórios que mais usa ao seu alcance.
Para ter maior controlo sobre os seus pertences, e garantir que são transportados, o melhor é que os leve no seu transporte pessoal. É importante que itens como joias ou documentos importantes sejam transportados na mala pessoal. Assim estarão mais seguros.
Caixas identificadas
Uma recomendação é que as caixas sejam identificadas por divisão. Por exemplo, se tem dois filhos, coloque os objetos de cada um, numa caixa diferente e identifique-os. Assim, quando chegarem em casa, poderão colocar as caixas diretamente no referido quarto.
Frigorífico
Se o frigorífico também fizer parte da mudança, um dia antes, é aconselhável limpá-lo e esvaziá-lo. Tenha em conta o que vai precisar levar para a nova casa e também o prazo de validade do que tem.
Nova morada
Uma mudança não é só mudar de uma casa para outra, significa também mudar de morada junto do banco, entre outras entidades ou empresas. Não se esqueça que deve solicitar com alguma antecedência o cancelamento do contrato de luz, gás e água para que depois não pague os consumos que não fez.
Também pode cancelar o contrato de telecomunicações que tenha, mas deve ter atenção se não sofrerá algum tipo de penalização, já que muitos deles podem ter período de permanência obrigatório.
Empresas de mudanças
O mercado já oferece um vasto número de empresas que estão capacitadas para facilitarem a mudança e evitarem dores de cabeça. Caso pense em contratar o serviço de mudança, saiba que deve fazer uma pesquisa, comparar tarifas e serviços incluídos. Solicite orçamentos, e confirme as responsabilidades que podem assumir perante os seus pertences, e claro, os seguros agregados a este tipo de serviço. Uma dica: não contrate apenas em função do preço.